terça-feira, 21 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO - FILHOS

Lendo um post no blog da Michelli (

As delícias e dificuldades no quesito alimentação da família - parte 1 )

 , me fez desejar comentar algo que para mim SEMPRE, desde que o Heitor nasceu, é uma verdadeira tortura: alimentação.
Até o quinto mês ele ficou somente com o Leite Materno, mas o fato dele não ter tido o ganho de peso considerado desejável do quarto para o quinto mês, me fez entrar com a papinha de frutas no quinto. Neste  mês foi razoável, por que eu sabia que ele não comeria muito, já que era novidade para ele. Mas quando chegou o sexto mês e começaram as papinhas salgadas,  a “saga” por preparar alimentos nutritivos , saudáveis, gostosos, ficar por horas fazendo isso, e no final das contas ele não comer NADA, quase acabou comigo.
Ficava extremamente nervosa, apavorada, estressada... as vezes comia, as vezes não..
Era um suplício quando chegava o dia da consulta, e constatava que ele não havia “engordado” muito.. Ele estava na faixa, era saudável, mas parecia que aquilo não era suficiente pra mim. Me sentia (me sinto!!!)  uma péssima mãe (socorro!!!! Quanta loucura!)
Lia muito, tentava de tudo para fazer com que o processo fosse mais suave: congelava, não congelava, alternava os legumes,  fazia o impossível, e quando chegava a hora e ele não comia.. santo Deus... achava que ia ter um troço.. chorava... enlouquecia....
Depois de um tempo, ele começou a comer muito bem. Comia bastante, todo mundo (família) ficavam impressionados com a quantidade que ele comia.. Mas adivinhem?? Não engordava... parecia até  “piada”...
Até que, de tanto me sentir desorientada, troquei o pediatra, e o novo (que agora já é antigo), me deu um sacode: primeiro por que ele mesmo, tem uma filha com dois meses a mais que o Heitor, e a esposa dele, que também é pediatra, vivem com a menina “magrinha”, e saudável... então ele foi me mostrando que o peso não era o fator mais importante...
Na verdade, eu sempre soube disso, também não sou assim tão ignorante, mas o fato é que, o peso seria para mim como um certificado de que eu estava cumprindo bem o meu papel (quem mesmo não é assim tão ignorante??)
Ele me disse que principalmente depois de um ano e meio, teria dias em que ele comeria muito bem, outros não.. dias em que comeria um determinado alimento e no dia seguinte, recusaria como se o odiasse...
E é assim mesmo.... mas devo confessar que, embora hoje ele coma a mesma comida preparada para nós, e como disse a Michelli, isso acaba fazendo com que nos alimentemos melhor, a hora do almoço (ele janta na escolinha), é sempre uma tensão... Teve um dia na semana passada que ele não abriu a boca. De jeito nenhum... E mesmo eu sabendo que era “normal”, chorei..... (ninguém merece essa chorona...). No dia  seguinte, estava ainda mais tensa que o normal.... sabe o que aconteceu?? Ele comeu TUDO. E no seguinte ao seguinte também....
Enfim, Heitor não é magrelo, mas está longe de ser gordinho (o pediatra garante que isso é o melhor para ele!)Fora que eu e o Marigo também somos magros... e o marigo alto, ou seja.. sem chance de ter um gordinho... rsrsrs
Mas preciso confessar mais uma coisa... o Heitor ADORA banana.. E TODOS os dias ele come de sobremesa, amassadinha, como um doce, misturada hora com geléia de mocotó, alternando os sabores (que ele também ama!), hora com mel... mas come todos os dias... então, naqueles em que ele não almoça nada, fico menos incomodada por que ele se alimenta com a banana... (come mesmo nos dias em que almoça tudo...), e depois, religiosamente, toma um copo de suco de laranja natural, sem açúcar...
Ele come a banana sem amassar também, e come outras frutas... Na escolinha (que é creche-escola), eles tem cardápio próprio, que nos enviam semanalmente), e a gente não pode enviar nada.. Ele lancha 14h e janta as 17h e eles nos informam como foi, se bom, ótimo, regular...)
Mas a minha neura com a banana permanece...
O pediatra me pergunta sobre, e eu respondo que é para garantir que ele não vai ficar com fome... rsrs, coisa de maluco!
As refeições diárias do Heitor são assim:
7h -> café da manhã com papai e mamãe (ele sempre come pãozinho com requeijão, leite, mamão, queijo..ele é um ratinho!)Come bastante no café da manhã, acho até que é por que estamos os 3 juntos, e isso é prazeroso.. por isso preciso dar um intervalo maior entre o café e o almoço.. (no começo, achava um absurdo esperar 4hs... até que o pediatra me convenceu de novo que isso não era anormal...)
11h -> almoço com a mamãe (variado) + banana com geléia (rsrsrs) + suco de laranja
14h -> lanche na escolinha (variado)tem um dia da semana, que é o dia da fruta!
17h -> jantar na escolinha (variado)sempre com verdinhos.. é uma comédia todos comendo juntos... não sei como as professoras não enlouquecem!!!!
19h -> quando a gente pega ele, ele vem comendo uma maça: quando eu entro no carro (o papai o pega e depois eles me encontram perto do meu trabalho), já logo me pergunta: “o que  vc achou?  uma maçãzinha, mamãe?” (era biscoito, mas achamos mais saudável trocar pela fruta, além de fazer menos sujeira no carro..., e assim, ele pode comer biscoitos em outros momentos alternativos, já que não faz parte da rotina...)
21h -> leite, as vezes, com sustagem, ou puro, só o Ninho; (as vezes, quando pede, com uns três biscoitinhos)
Mas confesso, esse quesito alimentação é algo que me descontrola... mesmo pensando friamente que sou razoavelmente boa...
Nos fins de semana, principalmente quando estamos fora, procuro relaxar com o almoço, por que se estamos fora da rotina (esse é o mal de se viver uma), interfere diretamente nos interesses dele... aí, pelo bem geral da nação , digo , da  família)faço de contas que não estou vendo....e ele acaba não almoçando.. mas a banana permanece! rsrs

Aiai!

Um comentário:

  1. Oi, Lilian.
    A Clara também ama banana.
    E tem seus dias de comer pouco ou nada e os dias que come tudo e mais um pouco. Criança é assim mesmo. Eu também fico arrasada quando me esforço e ela não quer nada.
    E ela é e sempre foi magrinha. E eu já parei de me preocupar tanto com isso. Melhor para ela, obesidade é muito pior!
    Beijos.

    ResponderExcluir