sexta-feira, 25 de março de 2011

Quinta-feira, 24 de março de 2011.

02 anos, 04 meses e 16 dias.

O post anterior foi escrito há 02 anos atrás (detalhe: estou postando no dia 25, mas estou escrevendo no dia 24), e relendo, estou rindo sozinha por que quase nada mudou...

Hoje foi um dia nada fácil. Passei por minutos de muito estress...
Estamos na fase do desfralde, e puxa vida, como é dificil!!!!

Em novembro, Heitorzinho completou 02 anos. Como 2010 foi um ano de muitas novidades para nós, pois ele foi para escolinha e eu retornei ao trabalho, tinha decidido comigo mesma, que deixaria para tentar o desfralde em dezembro, pois ele estaria comigo em casa por duas semanas. Só que acabou acontecendo de neste mês, ter uma oportunidade de tirar definitivamente a chupeta.

Abre parenteses (Depois de dizer a gravidez inteira que não daria chupeta ao meu Bebê, nos seus primeiros dias de vida, com o bico do peito rachado, uma cesariana, e a exigência da perfeição gritando na minha consciência, minha irmã deu a ele a chupeta e eu não reclamei... porém, nunca fui de deixa-los horas com ela, e ele praticamente só dormia. Certo dia, ele com a velha mania de jogar tudo no chão, jogou a chupeta pelo muro da varanda do avô, o tio chegou nesse exato momento e disse: “Ué Heitor, você jogou a chupeta? O Pitti [cachorro] vai comer ‘ela’ “... Achei que não haveria hora melhor, desci, peguei a chupeta e escondi, dizendo que realmente o Pitti havia comido... [o cachorro ‘morreu’ de velhice dias depois, o que acabou ‘facilitando’ a nossa história] Claro que não foi mil maravilhas, principalmente na primeira semana, até hoje, de vez em quando, nos momentos de muito cansaço ele pede o ‘bico’; daí eu olho pra ele e digo: “Ué filho, você esqueceu?”, e então ele nem fala mais no assunto.) Fecha parenteses.

Mas aí, me disseram na escolinha que não é legal tirar os dois (fralda e chupeta) ao mesmo tempo. Então resolvi esperar um pouco mais. Pois bem, retornando janeiro à creche, por que a escolinha só retomaria em fevereiro, e com as atividades ainda fora da rotina, optei mais uma vez por esperar fevereiro. Enquanto isso, deixava ele algumas vezes de cuequinha ou short, ia apresentando o troninho, mas tudo descompromissadamente. Em dias mais agitados, ficava de fralda e pronto.

Chegou fevereiro, nova professora, novos coleguinhas, e a gente indo para creche e trabalho de ônibus. A pedagoga da escolinha disse que não é legal, quando começa o desfralde, ora colocar fralda, ora não colocar, por que confunde a cabecinha da criança e ela fica sem saber quando pode e quando não pode fazer fora do troninho/vaso. Mais uma vez fui obrigada a esperar, por que a partir do mês de março o Marigo iria com a gente de carro, então poderia ir sem fralda (já imaginou, indo para o trabalho, e o Heitor resolvendo me dar um ‘banho’, e ainda por cima no ônibus??? Não ia funcionar)

Chegamos finalmente em março, e o que acontece??? Heitor com laringite: uma semana em casa, seguida da semana do carnaval.... Piada? Tava parecendo....

E finalmente começamos o processo no dia 10, quinta-feira pós carnaval. Ou seja, 14 dias até hoje.

Meu Deus... como é complicado!!!!!!! Tem dias que o pimpolho faz todos os xixis no vaso ou penico, mas outros, como o de hoje por exemplo: que nenhunzinho para contar história, só no chão...
E vai falar para uma pessoa estressada com o tempo que tem que ficar limpando o chão, o filho, as cuequinhas, sem se chatear!!!!!!!!!!

E para completar o “drama”, ele não tá querendo fazer o número 2. Aqui em casa já tem o histórico do pai, que tem o intestino preso toda vida, então, fico sempre muito preocupada e muito atenta a este fator. Mas o danadinho não tava fazendo... Nas semanas anteriores ele fazia, ora no chão, e até na banheira.... Muito desgaste, mas dez mil vezes o desgate ao ve-lo sem conseguir fazer....

Hoje ele párava, fazia “força”, e lá ia a mamãe incentiva-lo a usar os apetrechos, resultado: choro, e trava. Aiai! Perguntei a ele se queria usar a fralda para poder fazer, e ele dizia que não...

E enquanto isso os xixis vinham que vinham.....

Com tantos desgastes e eu tentando que tentando me controlar com ele, mas quase explodindo por dentro, ele dormiu as 11h (ele nunca dorme nesse horário, sempre dorme no caminho da escolinha, o que pra mim é ótimo, pois ele chega dormindo, e não chora quando me vê saindo)

Abre outro parenteses (Heitor gosta da escolinha, já me conveci e me convenceram disso [ano passado a professora dele filmou ele brincando no celular dela, para me convencer, por que eu saia todos os dias aos prantos, por que pensava que ele ficava chorando o tempo todo que eu não estava ali...], mas quando eu o deixo lá e ele está acordado, chora, e aí, eu não sei lidar com a situação.) Fecha parenteses.

Então, voltando a hoje, como ele dormiu as 11h e nós chegamos na escolinha por volta das 12h15m, ele acordou chegando lá...
Agitado com a manhã que tivemos, com dorzinha de barriga por causa do nº 2 e me vendo ir embora, foi um caos....
E eu, por minha vez, agitada com a manhã, nervosa com a dor de barriga, morrendo de culpa por explodir por dentro diante de um processo natural de crescimento e mudanças, ainda por cima vendo ele chorando daquele jeito, quase morri de chorar o resto do dia. E toma dor de cabeça....
Trabalhar? Não consegui direito... O tempo todo pensando numa solução mágica (tenho mania de procurar soluções mágicas que não existem....) para resolver esse nosso momento...

Na busca, comprei um redutor de assentos, encomendei dois livrinhos: Coco no trono, e ????
Li mais algumas coisas, e fiquei torcendo pro dia passar logo e eu ver o meu gatinho.

Quando nos encontramos, no caminho para casa ele acabou dormindo. Quando acordou as 21h, levei ele para experimentar o redutor, fiz a maior festa, mas ele não deu bola.. também, estava sonolento... No mais fez um xixi apressado, querendo logo descer do vaso...

Vamos ver como será amanhã...
Sei que tudo ainda é muito recente, e que minha ansiedade, como sempre, pode atrapalhar as coisas...
Outra coisa que tem me deixado angustiada é pensar em como a professora tem lidado com isso na escola... Por que, assim como em casa, na escolinha tem dias que as cuecas  voltam sequinhas, ou seja, sinal de sucesso, mas em outros.... E fico pensando, se eu que amo, me sinto tão impaciente, como será com ela???
E sabe aquela coisa de que só você pode corrigir, chamar atenção??? Então, é isso....
Já sei racionalmente que não posso pensar assim, mas penso, e sinto.... e além de todas as coisas ainda preciso aprender a lidar com isso...

Ufa. Chega né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário