sábado, 12 de março de 2011

Tópico: Heitor -> Sub-tópico: Birras -> Título: Conversando com a Micheli

Micheli,
Tudo bem?!!
“Gosto” muito quando você posta alguma coisa assim, de “vida real” , tipo birra.. rsrs
Então, quando você menciona alguma “dificuldade” (observe que é tudo sempre em aspas!), eu me sinto feliz e penso: “Puxa, se a Micheli passa por isso também, então é normal”, rsrsrs

Me sinto muito impotente muitas vezes com as birras do Heitor. Ele está com 2 anos e 4 meses, e, ufa, tenho achado tudo bem difícil. Procuro observa-lo sempre, e me pergunto se quando as birras acontecem, não são naqueles momentos (exceto de sono, cansaço, e afins) que ele quer mais chamar minha atenção. Noto que me canso quando tenho que lidar com esses momentos, por que sempre requerem muita dedicação, e tempo... E nem sempre é “possível” (o possível aqui merece destaque, por que não sei muito bem o significado dele...) doar o tempo necessário, com a paciência necessária.

Me pergunto muitas vezes como as outras mulheres conseguem, cuidar da casa (não tenho ajudante), roupas, enfim, tudo; trabalhar e etc e tal, e ainda conseguir dar a educação “ideal” (olha as aspas aqui, de novo!!) para seus filhos.
Com isso, me sinto sempre muito em dívida, e até corrigir se torna um desafio enorme... maior do que já é normalmente.

O Heitor também tem o cantinho do pensamento. Depois do “tempo” na cadeirinha, explico, abraço, digo que é pro bem dele. Hoje em dia ele já senta pedindo o abraço, por que sabe que na hora do abraço acabou o “castigo”.. muito esperto! Tenho que ficar dizendo que ainda não ta na hora de abraçar por que ele não pensou no que fez... Também digo a ele que me peça desculpas por não ter obedecido... Mas isso cansa.... eles esquecem muito rápido das nossas explicações! Aiai!

A questão de ter que fechar os olhos para as opiniões alheias também é relevante; por que em momentos da minha vida (antes da maternidade, claro!), critiquei muitas situações, e agora, olha eu aí vivendo todas elas... e me pego pensando muitas vezes no que o vô, a vizinha, o estranho, vai pensar...

Tenho muito amor, acho que muita paciência também... O que me falta, é tempo!
Como você consegue lidar com esse fator?
Me sinto tão impotente! E olha que sou organizada, e nem de longe, sou mais aquela mulher que tinha tudo sempre no lugar, na hora certa... Isso deixou de existir... Mas mesmo assim, me sinto sempre cheia de coisas por fazer.

Sinto uma relação muito grande entre as birras do Heitor e as minhas ansiedades, acerca de todas as coisas que tenho para fazer. Percebo que mais dificil do que lidar com as birras dele, é lidar com o meu estress em ter que coordenar tudo, inclusive as birras...

Se puder dividir comigo, como é esse ponto para você, ficarei feliz!

Bjs grandes e obrigada sempre!
Lilian.

Um comentário:

  1. Oi, Lilian.
    Você sabe que esta angústia de ter de cuidar de tudo eu também tenho! E me angustia mais que as próprias birras!
    Eu não tenho ajudante mais, até porque estou sem emprego fixo ou frilas permanentes. Hoje pego trabalhos esporádicos, até porque não consigo dar conta de mais do jeito que está.
    O que acontece é que a minha casa fica em segundo plano. Lavo as roupas e cozinho diariamente, organizo as coisas na medida que dá e limpo a casa com a ajuda do marido às vezes sexta à noite ou no sábado... Ruim? É péssimo, perdemos um dia de descanso com isso. Mas, para eu pagar uma pessoa para limpar eu teria de trabalhar mais e deixar a pequena mais tempo na escola, o que eu ainda não quero. Assim, é a opção que eu escolhi! Ficar com ela! Largo tudo da casa para sentar e dar atenção a ela, a não ser o que não tem jeito. Valorizo muito esse tempo com ela! Isso porque, daqui um tempo ela cresce e vai querer saber das amigas, do namorado e o meu tempo de construir essa amizade e cumplicidade entre nós duas é agora. E curtir seus dois anos. Passa tudo muito rápido!
    Sei que sou limitada, que não consigo fazer tudo perfeito, mas eu tenho fazer da melhor maneira o que eu posso. Ser mãe foi mais maior sonho e foi muito difícil engravidar. Quero muito outro filho e não consigo novamente pelos meios naturais! Isso me faz valorizar cada dia mais a minha pequena e a minha família, dádiva dada por Deus. Faço o que eu posso, dentro das minhas limitações.
    Quanto ao que os outros vão pensar sobre a minha maneira de levar as coisas eu não me importo. Tem gente que critica o filho dos outros porque não tem filhos ou porque os filhos já cresceram e a pessoa já se esqueceu como é que era. E não era muito diferente, pode ter certeza.
    Criticos sempre haverão muitos, poucos irão elogiar. O que importa é o seu coração estar tranquilo por saber que está fazendo o melhor para você, seu filho e sua família. Os outros não pagam suas contas, nem levam seus problemas nas costas... Não precisa brigar, discutir, mas também não precisa ouvir (ou dar ouvidos) para o que não concorda. Eu penso assim. A mãe, melhor do que ninguém, sabe como seu filho funciona e o que é melhor para ele.
    Sim, o cansaço nos deixa ainda mais desanimadas diante de birras e teimosias. Lembre-se: calma, paciência e persistência na educação. Isso vai passar e você colherá bons frutos no futuro.
    Beijos.

    ResponderExcluir