quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Com filho é assim, cada dia uma novidade, cada dia um desafio!

Ontem Heitor veio dizer pra gente que a Tia (Professora), colocou ele no cantinho do pensamento... achei muito engraçado por que ele ainda não havia mencionado o tal “lugar”...
-Mas por que filho? O que foi que houve?
-Por que eu “cupi” no B... (amigo)
Aff... quase tive um troço! O Heitor é uma criança muito calma e doce, não consigo sequer imagina-lo fazendo isso... Mas...
Ocorre que há alguns dias, ou semanas ele sempre entra no carro reclamando que o B...  bateu... Confesso que não estava dando muito bola, achei que fosse só uma mainha, e, como não estava vendo nada demais nele (marcas ou outros..), fiquei tranqüila.
Porém, em nossa última consulta de controle no início do mês (e agora a Madrinha dele vai me matar por que eu ainda nem comentei isso com ela...........), mencionei sobre o ranger de dentes (bruxismo) que de uns 3 meses pra cá aumentou demais, chegando ao ponto de estar deixando os dentinhos inferiores tortinhos... O pediatra me perguntou como estava na escola, e além disso se havia acontecido algo que pudesse ter refletido no emocional dele...
Logo me lembrei das reclamações e também de dois fatos fortes que aconteceram exatamente neste período, que foram a internação do Padrinho (meu cunhado), e também da perda da minha gravidez...
Claro que me senti a pior das piores, pois: Primeiro -> desconsiderei algo que ele estava me falando, me mostrando, e eu menosprezei.. por que?? Por que ele é criança??? Mas isso não devia ser um motivo ainda mais forte para eu procurar saber do que se tratava???  Segundo: como pude permitir que os acontecimentos exteriores o afetassem de forma a deixa-lo agitado, nervoso, ansioso...
Bem, culpas a parte, pedi uma reunião na escolinha para conversar sobre o comportamento do Heitor por lá, bem como saber da relação com os amigos, principalmente com o B.. Está em standy by a segunda parte da questão, pois queria primeiro conversar com a pedagoga da escolinha, já que eu só tenho o Heitor, e eles estão habituados a se relacionar com várias crianças, então, poderiam me orientar... Dependo da conversa, talvez eu tenha que procurar uma psicóloga , e, com certeza um dentista...
Ainda não haviam marcado a reunião que pedi,  e na sexta-feira última, me chega o Heitor em casa com uma marca de mordida na bochecha.... Puxa vida, fique “P” da vida! Por causa da mordida? (não, exatamente), mas por não terem me falado nada a respeito....  Perguntei pra ele o que havia acontecido, e ele, na lata: - o B.. me mordeu...
Fiquei brava! Na segunda, assim que chegamos, reiterei a solicitação, por que não queria conversar só com a professora ou só com a Diretora/pedagoga.. queria conversar com as duas juntas..
O encontro ficou marcado para hoje, ao fim do dia.. Estou ansiosa...
Agora, não sei se estou sendo protetora, mas com todos esses relatos, Heitor deve, ou não deve ter tido motivos para “cupir” no “amigo”?????

Um comentário:

  1. Afff... quantas coisas....

    Bom quanto a consulta do mes passado, vou recolher-me a minha insignificância....
    As reclamações mãe, falo como profissional, devem sempre ser ouvidas, sempre.... devemos procurar ouvir tudo que eles falam... se com fundamento ou não iremos saber depois... mas como foi o primeiro fato... normal seu comportamento, isso é cultural amiga... não dar ouvidos a coisa que criança fala, na faculdade a gente ouvia muito os professores falarem, que temo o costume de falar assim: "coisas de criança...", pq ainda existe a mentalidade do vir a ser... teorias a parte... o fato é que é preciso ouvi-los...

    Aff culpas... amiga, vc precisa ter mais cuidado com vc... tantas culpas te sufocam.... 1 - já falei... foi a primeira vez, não vem com manual de instrução, e não foi nada tão serio, agora é só ficar mais atenta. 2 - A internação do Gui, o Heitor sentiu por ele mesmo, ele sentiu a ausência do Gui, sentiu o sofrimento da lidi e de todos, só não o seu... mas é preciso que ele sinta, amiga ele tem vida, ele vive e por mais que não queremos o sofrimento faz parte da vida e as perdas tb, inclusive da vida dele, mesmo que tão pequeno, vc não pode coloca-lo em uma redoma e nem muito menos se auto flajela, não podendo nem viver (pq inclui tristeza) para que o Heitor não sinta.... somos produto do ontem... amanhã estaremos fortes se nos fortificarmos hj... O mundo desabando e o Heitor no meio do contexto sem sofrer nada... impossível!!!!

    Vc fez exatamente oq tinha que ser feito, pediu uma reunião. É preciso apenas ser chata nesses casos, elas sabem que vem problema e adiam para ver se esquecem... mundo da educação amiga!!! E cobrar todos os dias... todos... que dia e que horas será???

    A mordida, a mordida... essa foi demais... como vc mesma disse não pela mordida em si... essa foi só a primeira... mas por não terem te falado nada isso é um absurdo, vc tem que ser taxativa nisso, muito!! é seu filho, saiu de lá "machucado" eles tem a obrigação de te falar. Affff pqp!!! E na proxima vez, se acontecer, peça a reunião no mesmo dia, elas se viram!!!

    E pra finalizar.... um pitaca de "profissional" não vejo necessidade da psicóloga o Heitor é mesmo um menino tranqüilo, creio que seja um fato isolado e com "motivos"... mas o dentista acho necessário... pq o bruxismo pode se instalar.

    Afff falei né??? kkkk

    Quanto ao Heitor cuspi, ele não pode saber disso, mas ainda bem né?? pelo menos ele tem sangue!! kkkk

    Beijosssss
    (comentário da Madrinha!)

    ResponderExcluir