quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A reunião na escolinha!

E então, chegou o momento da reunião!
Foi bem engraçado por que estava me sentindo tão estranha com a idéia da primeira reunião "direcionada" do meu filhote.
A minha pauta era grande (não sei como pude deixar ficar tão grande!!)
Mas vamos por partes:

Quem é o amigo B pro Heitor na escola: é o preferido dele, tão doce quanto, adora dar beijos (é mole?!), gostam das mesmas brincadeiras.. logo, estão sempre juntos. e o que acontece com quem estamos sempre juntos?? nem tudo são flores! pois com quem mais convivemos é que temos as maiores "desavenças"!
A grande diferença é que o Heitor fala mais para se expressar, e o B é mais de gestos...
e
Aí entra a segunda parte, por que o Heitor anda numa fase de não lidar muito bem com o "Não", e o "não" pra ele é tudo que o desagrada..tipo assim: se o amigo não quer brincar com ele, e, tipo levanta a mão, ele chora, chora... o que pode estar fazendo com que ele me diga que o amigo bateu... mas não exatamente bateu, talvez seja: o amigo não quiz brincar/ fazer o que eu queria...

Terceira parte: realmente ele tem choramingado muito todas as vezes que não é protamente atendido... A professora e a diretora disseram que essa fase é assim mesmo, pois eles estão passando de Bebês para garotinhos, então, quando é conveniente, inconscientemente eles se utilizam das ferramentas de Bebê... Pode ser chorar, fazer birra, se jogar, no caso dele é chorar... alguns batem, em meio a essa mudança de fase!

E a mordida???
Então, professora garante que o Heitor não reclamou de nadica de nada (e olha que ela disse que ele reclama sempre, quando é contrariado)... e ela também não viu nada demais.... ela acha que eles podem ter "brincado", de uma forma que o Heitor não tenha se incomodado.... enfim... a conversa estava sendo tão tranquila, e elas me passaram tanta confiança, que sinceramente: acho que não deve ter sido nada mesmo...

Meu maior medo era o B ser aquele tipo de garoto mandão, que estaria intimidando o Heitor, a ponto de deixa-lo calado, triste, chorando, com medo, sei lá, algo do tipo. Mas pelo que elas disseram do amigo, e também pelo que eu pude perceber no dia da festinha da quadrilha (eles brincaram naturalmente de bola e outras brincadeiras...), ele não é esse menino bravo...

Elas disseram que o Heitor faz todas as atividades da escola normalmente, só não é de brincadeiras tipo correr, ele gosta mais de livros, jogos, brincadeiras calmas... (acho que é resultado de nossas brincadeiras em casa!). Disseram que ele é o tipo que termina suas atividades e até ajuda os amigos... que observa quando os amigos estavam fazendo "errado", que conversa com os coleguinhas e até conta estórias! rsrsrsrs

Ah! E quanto a cadeira do pensamento e o "cupi", a professora disse que um faz, acaba desencadeando o outro a fazer, e que ela corrige para mostrar que não está certo, mas na maioria das vezes o "ato de cuspir" é mais uma brincadeira do que uma briga...
Até por que, depois eu fiquei pensando: pra cuspir na hora de escovar os dentes é uma dificuldade, como é que ele ia saber cuspir no amigo?????

Quanto ao bruxismo elas disseram que pode ser passageiro, (depois eu li num artigo que é comum acontecer com crianças até 4 anos de idade), mas é para a gente (casa e escola) irmos interagindo para acompanhar.. de qualquer forma, vou leva-lo ao dentista e saber o que ele me recomenda!

Aproveitei para perguntar por que até hoje ele diz que não quer ir para escolinha, e ainda chora quando fica lá acordado, mas elas disseram que é assim mesmo... que ele só chora até eu passar pela porta, depois fica bem, tranquilo... e que ele ainda associa que ficar na escola significa ficar sem a gente, e mesmo que ele goste da escola ele prefere ficar conosco!

Perguntei sobre o que dizer quando ele me contar que o coleguinha bateu: elas disseram que eu devo dizer que o amigo não pode fazer isso, que é para ele falar isso para o meu amigo, dizer que amigos devem ser carinhosos, dar abraços, serem legais... (jamais dizer que é pra bater também, viu Pai????)

Enfim, fiquei MUITO tranquila, graças a Deus!
Elas falaram que o Heitor é muito inteligente, que fala tudo, que entende, que faz as atividades, pede licença, por favor, desculpas... enfim, fiquei toda orgulhosa, claro!

Mas, sinceramente, não faço questão que o Heitor seja o mais inteligente, o mais aplicado, o melhor da turma, só não quero ele pelos cantos, tristes, intimidado, quero que ele aproveite os momentos na escola, que aprenda, que se divirta, que seja uma criança feliz, acima de qualquer coisa!

Nem preciso dizer que a reunião durou 1 hora né?!
rsrsrs
mas cheguei em casa com outra cara!

Um comentário:

  1. Vamos lá...

    (comentários da Madrinha, que não tá conseguindo comentar no blog!)

    A proximidade dele e do B totalmente justificável que tenham atritos né??
    Essa fase de não aceitar o não é dureza... eles ficam manhosos... testam nossa paciência... afff, mas estão no papel deles, tentarem conseguir o que querem, cabe a nós fazer o nosso papel e não nos deixarmos vencer pelo cansaço...

    Não querer brincadeiras mais agitadas é de fato reflexo só não das brincadeiras de casa, mas tb do dia-a-dia em si... ele não é de brinca na rua, correr, tem o mundo dele mais limitado a casa, a familia é normal... e não tem nada de errado com isso, apenas devemos deixar que quando surja oportunidades de se sujar, molhar, correr... fazer "bagunça, que eles aproveitem.... mudanças no cenário familiar (com relação a nossa época) reflete em mudança de gosto tb, o Caio tb tem mais dificuldade de aproveitar lá na Usina do que o Rodrigo, que vive lá, que na casa da outra vo tem varias crianças q brincam na rua, essas coisas... o Caio quer ir p Usina e levar video game, o Rei que não deixa... (e sei que vcs não o privam de fazer as bagunças diferentes quando pode). E ainda temos a genética nesse contexto, neto de Zizinha, é mais comportado!!! kkkk

    O comportamento dele, esse sim é reflexo exclusivo da criação de vcs, dos ensinamentos diarios, correções e principalmente exemplos, vc e o Edmar são muito educados, falam assim com ele, tratam as pessoas assim... nada mais natural que ele seja assim também... é uma criança amada, q foi desejada, planejada, é criado com todo amor e plena dedicação, a lei natural é que ele seja de fato essa benção!!!

    Qt a ser inteligente, isso aí tenho q recordar o Luiz (pra variar) é a genetica gritando... pais extremamente inteligentes, não teria como ser diferentes. Ele é produto de vcs amiga!!! Fato!!!

    E pra completar, qt mais o tempo passa, mais fico feliz com a nossa (se me permite nossa) escolha da escola, o Heitor está em boas mãos.

    ResponderExcluir