quarta-feira, 24 de agosto de 2011

HOJE

Quando comecei com a idéia do blog, a intenção era o foco no Presente,  mas como vou me perdendo no meu dia-a-dia com tanta facilidade (já que estou sempre vivendo o depois, o mais tarde, o que tenho para fazer...), vou tentar mudar a estratégia, escrevendo todo dia, do próprio dia.
Lembro –me de em algum momento da minha última terapia, a terapeuta dizer para que eu prestasse atenção nos detalhes do que eu estava fazendo, tipo, observar a água saindo da torneira quando eu estivesse lavando as louças, para treinar me focar no presente. 
Vou tentar seguir nessa linha de pensamento, assim, falando de hoje (mesmo que mencione algo que já esteja na “mochila” da minha história...)
Acho que hoje é um bom dia para falar, já que estou começando o mesmo totalmente fora da “programação”...
Por partes:
è    Heitor deixou a fralda em março deste ano. Como o processo terminou mesmo em abril, optei por manter a fralda noturna até terminar o frio, por conta da dificuldade em secar lençóis, colchões, no caso de algum escape, mesmo considerando que na maior parte dos dias da semana (digo, das noites), a fralda amanhecer sequinha. Porém, na semana passada, ele disse que não queria colocar a fralda (não quis mesmo, de jeito nenhum), queria dormir de “cuieca”. Não questionei, achei que devia mesmo ouvir o sinal que ele estava claramente me dando, de que era o momento de tirar a fralda noturna. Só disse para ele que nos chamasse, caso quisesse fazer o xixi a noite... E seguimos os dias com a cama sequinha.
è    Ontem, porém, depois da escolinha/trabalho, passamos na casa da minha mãe para ele falar com a Madrinha pela webcan (estamos sem net em casa), e acabamos chegando em casa mais tarde que o habitual, fugindo da “rotina”.  Chegamos, ele tomou o leite, mas, como ainda estava muito agitado, demorou para dormir pedindo mais leite... Fiquei naquela se devia ou não colocar a fralda, mas fui vencida pelo cansaço e não coloquei. Resultado: Hoje, as 05:30h ele acordou, completamente molhado, dizendo que “sujou” a  cobertinha do Brasil (detalhe: a manta não é do Brasil, é do Flamengo, presente do tio Xande...)
è    Papai o trocou, e mesmo achando que ele não dormiria mais, já que já eram quase 6h, e ele normalmente acorda as 6h ou 6:30h, falamos que ele ficasse quietinho, por que ainda estava escuro... Resultado de novo: dormimos os 3, e claro, perdemos a hora.
è    Marigo acordou as 7:30h assustado, pois esse é o horário que ele sai de casa; normalmente levantamos as 6:45h para tomarmos café os 3 juntos...  eu ainda fiquei sonolenta, e continuei deitada já que o Gatinho permanecia dormindo.
è    As oito, levantei. Ajeitei a bagunça do escape na cama do Heitor, arrumei mais algumas coisas.. Pensava todo o tempo: nossa, hoje vai dar tudo errado... horário de almoço, Heitor vai chegar acordado na creche, já que vai acordar tão tarde.. e outros pensamentos dignos de quem tem uma “rotina de horário” toda delimitada...
è    08:30h, tentei acordar o Heitor. Dei vários beijinhos e ele se mantinha sonolento (incrível, por que ele acorda fácil, fácil...) Pensei de novo:  “Se ele está com tanto sono, se já vai chegar na escolinha acordado, se já não vai almoçar direito por conta do atraso, vou deixa-lo dormir até a hora que ele quiser...” Na verdade, como é todos os dias, por que ele acorda cedo por ele mesmo, não por que eu o acorde...
è    E então, aproveitando... (pausa por que ele acaba de chamar pelo Papai...)
è    Voltei: (ia dizer que aproveitando que ele ainda estava dormindo, eu resolvi escrever para o Blog)...
è    É engraçado por que ele primeiro chama o Pai... Cheguei lá e ele estava com a cara mais sapeca desse mundo, escondido de baixo do edredon, daí eu o puxei pelo pé simulando um “susto”, ele: “É você, Mamãe?!” me encheu de beijos (Delicia..............) e depois perguntou: “Cadê o meu Papai?”, rsrrs
è    Já preparei o ‘café da manhã’ e ele está sentado agora mexendo no livro sonoro dos animais. Hoje aqui em casa é dia dos bichinhos... Explico: Já observei que o Heitor se interessa muito mais pelos brinquedos quando eles estão organizados.. se estiver tudo misturado, ele meche meche e não brinca com nada direito. Agora, se a gente pega só “alguns” brinquedos, ele explora muito mais... Então, dividi assim:
Segunda: dia dos números -> pego brinquedos com números, dvds sobre números, livros com números e por aí vai... Terça: das letrinhas; Quarta: dos bichinhos; Quinta: Livre, por que normalmente vou na minha mãe, ou no centro resolver alguma coisa, enfim... E na Sexta: dia das formas (quadrados, círculos e cia...)
Essa foi uma forma que encontrei de variar um pouco, e ele não enjoa das coisas que tem.  Claro que não chega a ser neurótico: se ele resolve que quer brincar outra coisa, ele brinca com a outra coisa..
è    Bem, o fato é que são quase 9:30h e eu preciso parar por aqui.  Tem coisas que preciso fazer e acho que já mandei a rotina para o espaço suficientemente por hoje.
è    Sinto que preciso estabelecer prioridades na minha vida para perder essa sensação de estar sempre insatisfeita e viver reclamando de tudo, viver nervosa...  É muito difícil deixar alguma coisa quando queremos fazer tudo. Por isso, vou tentar ir devagar... É um desafio, mas dar conta de tudo também, é impossível.
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário