segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bipolaridade, Qualidade e Fé

Desde que a possibilidade de que eu poderia ter 'Transtorno Bipolar' foi lançada pela psicóloga cognitiva comportamental de uma forma mais 'real', não fiz outra coisa senão pesquisar, pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouco sobre o assunto.
Tentativas mil em busca do psiquiatra que me daria confiança..
Em 4 meses, vivi uma imensidão de sentimentos e opiniões.
Já entendi quase tudo, e não entendi nada. Já achei que aceitei e percebi que na verdade havia me afastado ainda mais desta aceitação...

É muito, muito, muito complexo e difícil.
Difícil também por que de certa forma você se "acomoda" na idéia, e se justifica nela.
Aceitar a Bipolaridade é aceitar que ela é parte de você. Mas não é quando essa parte se aflora que é o momento mais difícil, mas sim, quando você está  tentando viver as outras partes, e percebe que elas também são "incompletas", por que afinal, ninguém é totalmente completo e perfeito em tudo. Só que: quando se trata da mania ou da depressão você chama de Bipolaridade, e quando se trata das questões comuns a todos? Como é que se chama?

Entender que não vou ser perfeita nos outros aspectos tem sido bastante complicado para mim. Essa dificuldade muitas vezes me faz ficar mais do lado depressivo da questão.

Tenho dificuldades, por exemplo, em agir normalmente no meu trabalho, por que tenho a sensação de que não tenho o direito de orientar ou corrigir a ninguém, afinal, quem sou eu para isto? Uma pessoa que ora está de um jeito, ora está de outro???

Sinto em outros momentos que minhas reclamações, comentários, perderam o sentido, afinal, são frutos de um transtorno e por isso, irracionais...

Quero conversar, e ao mesmo tempo acho que as pessoas estão "de saco cheio" de me ouvir. As pessoas me perguntam se está tudo bem, e acho tolo responder que sim, nem tão pouco tenho vontade de dizer que não e mais uma vez me expor...

Quero que as pessoas entendam...Que sejam complacentes... Que percebam os meus esforços (e olha, eles são tantos....) Que valorizem minhas vitórias...
Ou que tenham "peninha" de mim???

Me chateia muito estar a cada dia de um jeito com as pessoas. Acho que elas me olham com aquele olhar de "hum... hoje ela está mais para ostra..."
Isso, quando aquelas com as quais você arrisca conversar não te perguntam sobre sua religião, não te sugerem seguir a delas... Como se você fosse rebelde com Deus... Acham que é falta de Fé, acham que não rezamos... Taí, acho que vou lançar algo do tipo: Gente! Bipolar também reza! Também acredita em Deus!

Enfim, é isso... Entender que o Transtorno não tira da gente as nossas qualidades, e que na verdade, de certa forma, nós mesmos é que nos mensuramos para mais ou para menos, dependendo, de como estamos nos sentindo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário