segunda-feira, 8 de outubro de 2012

“ Existe no silêncio, uma tão profunda sabedoria que as vezes ele se transforma na mais perfeita das respostas ” - Fernando Pessoa

ansiedade
(latim anxietas, -atis)

s. f.

1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.

2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.


***

... Pesquisadores  descrevem a ansiedade como mecanismo fundamental para a preservação da espécie humana. A ansiedade é um sinal de alerta que coloca o individuo a um perigo eminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. É um sentimento útil e necessário...

***
São cinco horas da manhã e eu já começo um novo dia me sentindo ansiosa. Mencionei isso ontem, mas é que realmente tenho achado estranho essa coisa de me perceber nesse estado tão constantemente.

Ultimamente, tenho me olhado, me avaliado, me analisado, porque estou de certa forma me "submetendo" a uma auto-experiência, de certa forma "perigosa", e preciso estudar atentamente meus comportamentos e suas consequencias.

No último ano (literalmente), meu "histórico" de medicamentos foi o seguinte:
out/11 - Bupropiona (antidepressivo) + Bromazepan (ansiolítico)
dez/11 - Bupropiona + Paroxetina (ambos antidepressivo)
jul/12 - Carbolitium (estabilizador)
jul/12 - Carbolitium (estabilizador) + Paroxetina (antidepressivo)
set/12 -  Depakote (estabilizador) + 1/2 e depois 1/4 Paroxetina 
13/set/12 - Homeopatia
out/12 - Homeopatia + Fitoterápico + Floral

Em tese, estou há 25 dias sem alopatia, sem remédio controlado, exceto pelos pedidos de socorro que ando pedindo ao meu "amigo Rivotril", nesse período de adaptação/incorporação aos "métodos alternativos".

Enfim, estou tentando buscar entender o que me leva a me sentir tão ansiosa, que sofrimento é este de "quem espera o que é certo vir"?
Bem, se considerar os pesquisadores, acho que estou realmente diante de um SINAL DE ALERTA.
Hoje, dia 8 de outubro, percebo minha ansiedade diante de uma semana que começa, repleta de compromissos, afazeres, desafios, mas o que mais (não quer dizer que seja a única coisa) me "agita" é a "necessidade" de "programar com sucesso" esses compromissos.

Em resumo, o planejamento, o controle, a direção... o excesso...
Identificando esses sentimentos, talvez eu possa ter maior controle sobre eles...
Que contraditório!

Vamos tentar... (ter controle? acho que sim... ter controle, sem ter controle, mas é isso mesmo...)
Lembrando que posso me utilizar da Respiração, de Músicas, de direcionamento dos Pensamentos, da Consciência da Presença Divina que CONTROLA  a mente e o corpo.
Talvez eu devesse dizer: vou conseguir! Mas confesso que essa exigência por si, já me exige, e gera ansiedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário