segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Psicologia Positiva - Gostei!

Há um movimento recente e muito interessante no campo da psicologia, que enfatiza a importância de uma visão mais positiva da vida para o desenvolvimento das potencialidades e do bem-estar pessoal. Denominada de psicologia positiva, modernamente esta abordagem teve o seu início com Martin Seligman. Na condição de presidente da American Psychological Association (1998),  Seligman começou a escreveu artigos que enfatizam a necessidade de mudança das contribuições da psicologia, ainda centrada em uma prática historicamente orientada, para a compreensão e tratamento de patologias.

Construção da vida
Conforme Seligman (2002), a psicologia deveria ir além de “reparar o que está errado” (patologia). Deveria identificar e nutrir o que existe de melhor nas pessoas, a fim de trabalhar no reconhecimento das virtudes humanas. Assim, vai-se além de reparar apenas as piores coisas na vida, para construir a excelência na vida, com foco no que existe de melhor no ser humano para que a pessoa possa desenvolver-se plenamente.

Virtude e forças
Para o autor, este processo do desenvolvimento das potencialidades humanas ocorre por meio do estudo científico das forças e das virtudes. Segundo Seligman, existem forças humanas que desempenham um papel importante na proteção contra a doença mental e que devem ser desenvolvidas.

Indicativos de vida saudável
Conclui-se que as virtudes e as forças de caráter são fenômenos indicativos de “vida saudável”. E estes indicativos devem ser potencializados no cotidiano das pessoas, dos grupos e das instituições humanas para a felicidade e o bem-estar.

A Lista:

1 – Criatividade. (originalidade). Pensar em novas e produtivas formas de conceituar as coisas. Gostar de ser original e fazer invenções.
2 – Descobridor. (interesse e busca do novo, aberto à novas experiências).Interesse  em novas experiências e descobertas.

3 – Mente Aberta. (visão imparcial e pensamento crítico). Pensar nas coisas, examinando-as de  todos os ângulos, aberto a todas evidências e pontos de vista.

4 – Amor ao aprendizado. Buscar novas habilidades, novos conhecimentos e estudos, seja através de ensino formal ou de maneira pessoal.

5 – Perspectiva. (sabedoria). Ser capaz de prover amplos conselhos e novas visões aos outros.  Ter formas de ver o mundo que faça sentido para si e para os outros.

6 – Coragem, Bravura e valor. Não temer desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Agir com convicção mesmo que seja incomum ou impopular.
7 – Perseverança. Ir até a conclusão do que se inicia, persistir no curso de uma ação ou propósito independente dos obstáculos.

8 – Integridade. (autenticidade, honestidade). Se mostrar de forma genuina, assumir responsabilidade    pelos próprios atos e sentimentos.

9 – Entusiasmo. (Vitalidade, vigor e energia). Viver com entusiasmo e alegria, se sentir vivo e ativo.

10 – Amor: valorização de relacionamentos próximos, especialmente os que envolvem o cuidar e o afeto recíproco.                                           

11 – Generosidade ( gentileza,  cuidado, compaixão, amor altruísta.]: Fazer favores e boas ações para os outros.
 

12. Inteligência social (Empatia): Estar consciente dos motivos e sentimentos de outras pessoas e também aos próprios.


13. Cidadania [responsabilidade social, a lealdade, o trabalho de equipe]: Trabalhar como um membro de um grupo ou equipe, sendo fiel ao grupo.
  

14. Igualdade: Tratar todas as pessoas com igualdade, com equidade e justiça, não deixando sentimentos      pessoais criarem um viés nas decisões sobre os outros.
  

15. Liderança: Encorajar um grupo do qual é membro para fazer as coisas necessárias, ao mesmo tempo manter boas relações dentro do grupo.

16. Perdoar: Não carregar mágoas do que os outros nos fizeram, aceitar as limitações dos outros e as próprias, dar uma segunda chance às pessoas, não ser vingativo.                                                                        

17. Humildade (Modéstia): Deixar que nossas ações falem por nós mesmos, não acreditar e agir como        se fossemos melhor que os outros.

18. Prudência. Ser cuidadoso sobre as escolhas que faz, não assumir riscos desnecessários, não fazer coisas que poderá se arrepender.

19. Auto-Controle. Ser disciplinado, ter certo controle sobre o que sente e faz, controle sobre os apetites e as emoções.

20. Apreciação de Beleza e da excelência. ( Sentir-se maravilhado, encantado, elevado). Apreciar as belezas da vida, assim como os talentos nos vários domínios da vida.

21. Gratidão. Estar ciente das boas coisas que acontecem na vida. Ter o hábito de agradecer às pessoas e à vida.

22. Otimismo. Esperança. Esperar o melhor do Futuro e ter ações neste sentido. Você acredita de alguma forma você pode influir no seu futuro. Expectativa positiva a respeito do futuro.

23. Humor. Gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir, fazer as pessoas rirem, perceber o lado engraçado das coisas.

24. Espiritualidade. (Religiosidade, Fé, Propósito na Vida): Ter pensamentos e crenças coerentes com um propósito de vida. Encontrar um sentido na vida e no universo.

Resultado de um auto-teste para detectar minhas principais Forças:

 Sua força principal

Amor: Você valoriza relações próximas com outras pessoas, especialmente aquelas nas quais compartilhar e cuidar são reciprocos. As pessoas pelas quais você se sente mais próximo são as mesmas que se sentem mais próximas a você.

Sua segunda força

Generosidade: Você é bom e generoso para os outros, e nunca está ocupado para apoiar alguém. Você gosta de realizar boas ações para os outros, mesmo que não as conheça bem.

Sua terceira força

Gratidão: Você é consciente das coisas boas que acontecem com você e nunca as dá como garantidas. Seus amigos e sua família sabem que você é uma pessoa grata porque você sempre expressa seus agradecimentos.

Sua quarta força

Apreciação da Beleza e Excelência: você percebe e aprecia a beleza, a excelência e/ou o bom desempenho em todos os domínios da vida, da natureza à arte, da matemática à ciência, nas experiências cotidianas.

Sua quinta força

Trabalho em Equipe : Você se sobressai como membro de um grupo. Você é um colega leal e dedicado, sempre faz sua parte e trabalha duro pelo sucesso de seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário